E a CNBC Brasil, às vésperas de sua estreia, se transformou em Times Brasil. Tudo por conta do recuo de um fundo britânico de investimento.
Pressionada pela falta de opções de outros investidores, a empresa optou por não pagar a licença integral pelo uso da conhecida marca da rede de TV norte-americana, vendo-se obrigada a adotar outro nome.
O grupo que tocava o projeto como CNBC Brasil, comandado pelo jornalista Douglas Tavolaro, durante meses divulgou o novo projeto em peças publicitárias e anúncios de contratações. O canal, no entanto, foi lançado, em novembro de 2024, com outro nome: Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC. Este novo nome, segundo Tavolaro, seria motivado por um alinhamento com a Comcast, holding proprietária da CNBC em fase de reestruturação. De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, o canal de notícias pode vir a fazer parte de uma nova empresa.
Ainda segundo Douglas Tavolaro, existe um contrato entre o Times Brasil e o fundo britânico de mídia Attention Economics que, inicialmente, teria se limitado a atuar, sem participação societária, na estruturação do modelo de negócios do canal. Caso este mesmo fundo decidisse entrar no investimento, deteria 15% da empresa.
A indefinição seguirá porque também de acordo com Tavolaro, o contrato é de 15 anos e o canal ainda pode voltar a chamar CNBC Brasil. Não há um modelo único de licenciamento e isso facilita por poder proporcionar novos formatos no decorrer da parceria. Houve uma adequação de comunicação visual em razão de ajustes acertados com a CNBC.
Em nota, a CNBC norte-americana confirma a exclusividade dada ao Times Brasil, mas não esclarece sobre a mudança de nome do canal, tampouco se ainda será chamado mesmo de CNBC Brasil.